Todo dia uma polêmica do mundo nerd diferente aqui na Terra Nérdica. É importante lembrar que não estamos entrando no mérito sobre a atriz ser bonita ou não, caso você não se incomode com o fato de a atriz ser negra – e muitos estão sim, porque eu vi – este artigo não é pra você, mas para aqueles.
Para quem ainda não sabe, está sendo produzido um seriado baseado nos Titãs, aquele super-grupo dos quadrinhos da DC Comics que reúne os sidekickers – ajudantes de heróis. E algumas escalações foram anunciadas, é claro que estamos falando de uma série de TV, ou seja, um ator muito conhecido ou talentoso não entraria – se eu precisar explicar também a diferença de cachê de TV para o cinema, me avisem, que eu faço um outro post. E então foi anunciada a atriz que interpretará a tamaraniana Estelar, que seria Anna Diop, uma mulher negra de 29 anos, conhecida pelo seriado 24 Horas.
E é claro que logo começaram as reclamações sobre a etnia da atriz, sendo que a personagem nem branca é, é uma alienígena de cor-de-pele dourada – laranja em algumas versões, ou seja, não existe pessoa com a etnia dela. E outra, a Estelar nos quadrinhos nunca nem se pareceu branca, inclusive quando ela foi criada por Marv Wolfman e George Péres – aquele mesmo George Perez da HQ da Mulher Maravilha – ela foi inspirada nas mulheres negras – o cabelo crespo que ela tem nos quadrinhos é claramente negróide – as feições tem um pouco da Whitney Houston e em corpo, a mais próxima para interpretá-la seria a Beyoncé – em especial, diria que ela é uma mulata-ruiva, e isso existe, apesar de ser raro. Só que muita gente conhece a personagem apenas pelos desenhos, onde ela parece sim uma adolescente branca, mas esta versão não é a verdadeira e muito menos a que inspira o seriado.
Muitos também falam – Por que não inventar um personagem negro para um negro interpretar? – Esse comentário é ainda pior – Eu entendo a reclamação sobre apropriação cultural, eu mesmo também não gosto quanto mudam a etnia de um personagem na adaptação – até hoje eu ainda não engoli o Wally West – no seriado The Flash – e o Tocha Humana – no último filme do Quarteto Fantástico – direito. Porém, quando você um personagem que não é da cor de pele de um brancóide, você dá essa oportunidade a quem não tem muita oportunidade no cinema sim, senhorinho. Lembremos da Gamora – em Guardiões da Galáxia, que é verde, e pôde ser interpretada pela Zoe Saldana e ficou muito bem. O próprio Drax, é interpretado pelo Dave Bautista, que é américo-filipino.
Outra reclamação é sobre a idade dela – de novo reclamação de quem só conhece a personagem pelos desenhos. A Estelar é líder dos Titãs – a série é sobre os Titãs e não sobre os Jovens Titãs. Ela é da primeira formação, a mesma do Dick Grayson – o primeiro Robin – nos quadrinhos clássicos ela não era, ela era da segunda formação – nesta o Dick já era o Asa Noturna, mas nas novas versões – Os Novos 52 e Renascimento – ela é mais velha sim. E assim justifica ela ser bem mais velha que Mutano e Ravena, por exemplo.
Estamos resolvidos? Eu vou editar esse post aqui após qualquer novo argumento idiota que falarem aí.