Por: Heitor Coelho.
O título pode soar como pejorativo. No caso dos jogos de tabuleiro modernos, ele é exatamente o contrário. Da mesma forma que os videogames, os jogos de tabuleiro evoluíram com o passar do tempo.
Muita coisa mudou desde os tempos de War e Banco Imobiliário, mas essas mudanças estiveram fora do mercado nacional durante anos e anos. Em 2012, ocorreu uma ascensão dos jogos modernos aqui no mercado brasileiro, e cada vez mais pessoas têm usado esses jogos como opção de entretenimento. Esse vai ser o primeiro de uma série de posts que vai tentar mostrar um pouco deste universo e, sem dúvida, mostrar o porquê você deve se aventurar nele.
Tudo bem Heitor, você falou, falou, mas não explicou o que são esses tais jogos modernos…
São jogos com mecânicas mais elaboradas, e que têm, muitas vezes, duração definida (nada de ficar 2 dias naquela partida de War…). A proposta é ser mais dinâmico e trazer temas diferentes para a jogatina (existem jogos com temas de filmes, animes e até jogos de videogame). Outra coisa que grande parte desses jogos trazem é a extinção da eliminação de jogadores, ou seja, todos que começam jogando, permanecem jogando juntos, até o fim. E nessa categoria de jogos, incluímos também jogos de carta, de dados, dentre outros.
Foi só em 1994 que tivemos o primeiro grande marco no mercado dos jogos de tabuleiro. Um jogo chamado “Settlers of Catan” (Colonizadores de Catan, na versão brasileira), foi lançado na Alemanha e rapidamente tornou-se um grande sucesso mundial. O Catan contava com regras simples o suficiente para que pessoas de todas as idades entendessem o jogo, tempo de jogo moderado (algo em torno de 1:30h), a extinção da eliminação de jogadores e muita, mas muita interação e negociação na mesa. Essas características combinadas transformaram o Colonizadores de Catan num dos maiores sucessos de venda da história dos jogos de tabuleiro: mais de 22 milhões de cópias vendidas, em mais de 30 idiomas diferentes.
De 1994 para cá, tivemos muitas empresas Norte Americanas e Europeias surgindo e publicando cada vez mais jogos de tabuleiro diferentes e divertidos: Avalon Hill, Fantasy Flight, Days of Wonder, Z-man games… Só para citar algumas das mais famosas. O fato é que são tantas produtoras diferentes e de qualidade, e muitos títulos consagrados, que fica impossível falar de tudo em um só post.
Ok, Heitor, me interessei por esses jogos, mas você falou que são empresas americanas e europeias, vou ter que importar… vai sair muito caro.
Bom, no Brasil continuamos com War e Banco imobiliário e seus mais de 2328932 relançamentos desde 1933…
Calma, calma 😀 . Hoje o mercado nacional já conta com várias editoras que, além de traduzirem os títulos consagrados lá fora para o português, também publicam jogos de autoria própria com altíssima qualidade. Então não precisam ficar desesperados: os jogos modernos já invadiram nosso território e chegaram para ficar. E muitas – se não todas – dessas empresas estarão presentes no evento Diversão Offline, que ocorrerá neste sábado e domingo (dias 19 e 20 de agosto) aqui no Rio de Janeiro. Não deixem de prestigiar o evento e conhecer esse maravilhoso mundo (e quem sabe esbarrar com a galera do aqui do Terra Nérdica!). Eu tenho certeza que vocês nunca mais vão querer sair dele…
Na semana que vem eu vou falar dos jogos recomendados para iniciantes, e que você não pode deixar de ter na sua coleção. Confira!