O seriado How I Met Your Mother conquistou muito principalmente os órfãos de séries de comédias sobre o nada após o término de Friends. Muitos conheceram o seriado só depois que este chegou no Brasil e outros só assistiram pela rede de streaming Netflix ou Amazon Prime Video. Para isto, fiz uma lista de quem deseja reassistir os melhores episódios de How I Met Your Mother em ordem cronológica.
Notem que estou falando de os melhores, ou seja, não necessariamente os mais engraçados, ou mais emocionantes, ou mais marcantes, mas os quais, em minha opinião, são os mais tem tudo isto junto. Lembrando também que esta lista não será exatamente um guia para quem quer começar a ver a série, mas sim para quem já assistiu tudo e quer relembrar os melhores momentos. De qualquer forma, pode ser um guia para apresentar a série a alguém (inclusive já o fiz)
Temporada I
(menção 1×01) Deixei de fora o episódio piloto, pois como eu disse antes, não é para ser um guia, mas para relembrar os melhores momentos e fracamente – perdoem minha opinião, mas – eu acho o primeiro episódio até um pouco fraco. Só gostei depois de tê-lo assistido pela terceira vez, sim. Por outro lado, boa parte dos grandes momentos está na primeira temporada.
1×07 – “Casamenteiro”
Este é o episódio em que Ted Mosby se inscreve numa agência online de encontros e tem a famosa sequência do Bararrato.
1×10 – “O Incidente do Abacaxi”
Em minha opinião, este é então o melhor da série inteira. Muitos se identificam com a noite em que os amigos de Ted o convencem a ser muito menos overthink e muito mais overdrink. Assim, Ted tem seu P.T. com algumas doses de tequila e o resto do episódio é uma espécie de Se Beber, Não Case descobrindo tudo o que aconteceu e como aconteceu.
(menção 1×11) O episódio de fim de ano, da Limusine, tem uns dos melhores momentos também, especialmente o mais lembrado por mim e meus amigos que é a gague com Bon Jovi – You Give Love, mas acho que o episódio inteiro não se compara com o resto da lista.
(menção 1×12 e 13) O mid-season finale e o mid-season premiere sequenciais são juntos um episódio bom, mas como precisam ser assistidos juntos e levam muito mais para o lado romântico do que engraçado, não entrou na lista. É neste que trabalha a queda de Robin Scherbasky por Ted e o apresenta a Victoria, a qual se torna – declarada pelo próprio elenco – a melhor namorada de Ted antes da Tracy.
(menção 1×15) Barney Stinson até então era um personagem que eu não conseguia gostar, até o momento em que começamos a perceber quem ele realmente é como se tornou assim, dando vida a outros episódios maravilhosos pelo recorrer dos anos, e que pra mim torna o final do seriado ainda mais nonsense.
Temporada II
2×07 – “Swarley”
O episódio que encerra a trama da separação de Marshall Eriksen e Lily Aldrin e põe o melhor casal juntos novamente. Tem a gague dos Crazy Eyes – os Olhos Loucos, que fazem parte da vida de vários solteiros – com a participação da brasileira Morena Baccarin e é onde inicia a gague do Swarley – outra brincadeira bastante utilizada por jovens amigos.
2×09 – “A Aposta do Tapa.”
Onde a melhor gague da série se inicia. Tudo começa com a aversão de Robin por shoppings, o que faz Ted perceber que não conhece muito sobre o passado da namorada. Barney e Marshall apostam por que Robin não gosta de shoppings valendo tapas. Tudo termina com a descoberta da Robin Sparkles e a promessa estendida de cinco tapas dali até a eternidade, brincadeira que leva o seriado inteiro.
(menção 2×15) Só porque eu gosto de ver o Barney sofrer – não me leve a mal, não é um sadismo, mas acrescenta realmente muito a história quando o personagem que tem tudo começa a perder. Neste, com sua teimosia de que venceria uma corrida sem treinar, ficou preso no metrô sem poder andar.
Temporada III
3×09 – “Ação de Tapas”
Dando prosseguimento a Aposta do Tapa, Marshall cria uma tortura para Barney fazendo uma contagem regressiva que termina no dia de Ação de Graças – batizado por Marshall como Dia de Ação de Tapas. Lily se entristece, pois queria dar a todos um dia de Ação de Graças perfeito, mas a imaturidade dos dois atrapalha, levando a um espetacular e surpreendente final.
(menção 3×13) Não acho um dos melhores momentos do seriado quando Ted namora Stella, mas com certeza o seu encontro relâmpago é uma das melhores sequências de todas. O que me entristece de lembrar que Ted não se dedicou tanto por Tracy.
Temporada IV
4×02 – “O Melhor Hamburguer de Nova York”
Outro episódio que remete muito a meu grupo de amigos, pois quantas vezes rodamos pela cidade inteira procurando o melhor point de podrão? Inicia-se uma jornada insana em busca de onde Marshall lembra-se de ter provado o melhor hambúrguer da cidade, mas nunca mais encontrou o lugar. Começa também com uma sequência muito boa em computação gráfica mostrando a transformação repentina de Nova York e tem a piada da Robin nunca conseguir saciar sua fome naquele noite.
Temporada V
5×12 “Garotas X Ternos”
Não considero assim um episódio para ser um dos melhores, acho inclusive bem arrastado, mas faltava um da temporada na lista – inclusive, perdoem minha opinião novamente, mas acho esta a temporada mais chata de toda a série – e este tem uma das melhores sequências de todas que é todo o amor insano de Barney, por seus ternos, declarado em forma de videoclipe.
Temporada VI
6×04 – “Subway Wars”
Mantive o título original para este, pois não existe tradução tão boa. Este é um dos melhores episódios em minha opinião, e junto com outros da mesma temporada, torna a sexta a melhor da série após a primeira. Este começa com a implicância repetida que os amigos tem por Robin ser canadense tentando provar já ser uma nova-iorquina por tanto tempo que esta vive lá. Mas os amigos dizem que ela não se tornará uma digna nova-iorquina enquanto não chorar no metrô e não ligar para o que os outros pensam; roubar o táxi de outro cliente; e matar uma barata com as próprias mãos. Até o fim do episódio, Robin faz tudo isto, mas o foco se torna uma corrida insana dos amigos para provar qual é a forma mais rápida de chegar de um trajeto a outro no centro de Manhattan – metrô, ônibus, táxi, a pé, ou do jeito Barney. A trama também revela alguns dramas de cada um dos personagens com o seu por que era tão importante para cada um ganhar esta corrida, simbolizando que fosse pelo menos uma vitória na vida, pois cada um tinha uma sequência de perdas, em especial sobre Lily e Marshall que estavam tentando engravidar e não conseguiam, e os primeiros sinais sobre o amor de Barney por Robin, o que torna o final do seriado ainda mais odioso para mim.
6×10 – “Blitzgiving”
Também tive que manter o título original deste. Refere-se a mais um episódio especial de Ação de Graças – quem assistia Friends lembra que estes são mais especiais do que os de Natal, normalmente com alguma participação especial garantida. Neste, com a participação de Jorge Garcia – o Hurley de Lost, que traz várias referências a seu papel como a sequência numérica 4 8 15 16 23 42 e a menção Eu fiquei preso nesta ilha por tempo demais – além de ser também um show de referências não só a Lost, mas a muitas outras obras que vou tentar mencionar se minha memória ajudar. Este episódio é mais um que começa com a maravilhosa montagem que a narração do seriado permite e sabe trabalhar muito bem, que é a de pontos de vista, tal como a do Incidente do Abacaxi. Numa noite em que Ted sai mais cedo do bar em plena véspera de Ação de Graças e recebe a maldição do Blitz, iniciada em seus tempos de faculdade com Steve, o personagem do Jorge Garcia, desde o momento em que decidiu não assistir Apocalypse Now ao som de Weird Al Yankovic e saboreando um grande de um sanduíche – ah, claro! Outra das grandes gagues do seriado: o sanduíche. A brincadeira do Apocalypse Now ao som de Weird Al Yankovic se refere a clássica referência de que Dark Side of the Moon da banda Pink Floyd encaixa exatamente com a progressão de O Magíco de Oz.
A partir do momento em que Steve resolve não comparecer o grande evento, para jogar videogame, uma mulher entra por engano no dormitório de Marshall e Ted e fica completamente nua e no momento em que Brando entra no filme, inicia-se a famosa música Eat it do Weird Al. A gague Oh, Man! passa ser repetida por Steve, que mais tarde seria repetida por Ted e Barney, pois a partir do momento em que Ted deixa o bar em véspera de Ação de Graças, muda o curso blitztório e tira a maldição de Steve que havia perdido momentos gloriosos como o tanque de chopp do bar estourando, garantido open bar para todos os presentes; a peruca do presidente da faculdade sendo arrancada por um falcão; arco-íris duplos; estrelas cadentes, e comparece aos momentos mágicos da noite que são aos poucos revelados como Robin com a cara pintada como um integrante da banda Kiss; a brincadeira Le Gentleman que se baseia em atirar a cartola e acertar na cabeça do outro; como Zoey – arquinimiga de Ted – foi parar na banheira de seu apartamento; um cachorro andando de skate; o Verdade ou Consequência em que Marshall teve de mandar uma foto do pênis para um desconhecido; e como a porta do forno foi quebrada, o que os obrigou a mudar o jantar de Ação de Graças para a casa de Zoey e que a partir daí trabalha o seu envolvimento com Ted, descobrindo que inimigos podem se tornar amigos.
No decorrer do episódio, Barney se tornaria o Blitz, pois decidiu pegar sozinho um táxi sem seus amigos, mudando novamente o curso blitztório, fazendo com que os amigos fossem acidentalmente parar numa festa onde Ted deu um show ao som de Twist and Shout, numa referência clara a Curtindo A Vida Adoidado.
(menção 6×13) A sequência final é uma das melhores da série. No decorrer no episódio em que Marshall vive o drama de não conseguir engravidar Lily, compartilhando com seu pai todas as notícias, desde as grandes até as pequenas, não tinha coragem de contar a seu pai sobre isto, mas quando decide contar, seu pai não estava lá para atender. A sequência final estampa em determinados locais da montagem uma contagem regressiva até o momento em que Lily sai do táxi para contar a Marshall que seu pai sofreu um acidente e não sobreviveu. Jason Segel – o ator que vive Marshall – não sabia durante a gravação qual seria a notícia de Alisson Hannigan, – a Lily – para que sua reação fosse improvisada e assim muito mais natural, se tornando o momento de melhor atuação do casal encerrado com a melancólica frase I’m not ready for this – Não estou preparado para isto.
(menção 6×15) Com a participação especial da Katy Perry que vive a prima de Zoey apelidada de Oh, Honey. O episódio inteiro é uma montagem bem feita contada através de uma série de telefonemas com Marshall. Desenvolve o relacionamento de Ted com Zoey e o drama de Barney pela busca de seu pai desconhecido.
Temporada VII
7×01 – “O Padrinho”
Desde o fim da quinta temporada que temos alguns sinais de que um importante casamento aconteceria, aos poucos sendo revelado. Neste episódio, em que um amigo de infância de Ted se casa e o protagonista se torna seu padrinho, fazendo com que muitos se movimentem apenas para assistir seu discurso, pois Ted é popular por sempre chorar em seus discursos de casamento. É neste episódio que tem a fantástica dança de Barney e Robin, fazendo o final ser ainda mais odioso.
(menção 7×03) – Barney toma implicância com a gravata de patinhos usada por Marshall e a tamanha teimosia de Barney com tudo na vida, inclusive sobre ser um sushiman, fazendo com que Marshall o desafie, valendo que Barney fosse obrigado a usar a gravata de patinhos caso perdesse e que, aprovado pela própria Lily, caso ganhasse, pudesse ver seus seios que estavam maiores graças a sua gravidez. O episódio termina com Barney sendo obrigado a usar a gravata, é claro.
7×10 – “Tic Tac”
Mais um dos episódios em que a narração de How I Met Your Mother experimenta uma maravilhosa montagem. Neste, em que Marshall, Lily e Ted comparecem a um palooza e Ted e Marshall resolvem experimentar um sanduíche escondidos de Lily e tem a impressão de que perdem cinco horas procurando pelo banheiro e por Nachos, quando na verdade só se passaram cinco minutos. Enquanto isto, Barney e Robin escondem de seus respectivos namorados o segredo de que os traíram um com o outro e decidem contar até o fim do episódio para se encontrarem e viverem juntos. Barney cumpre a promessa, desapontando sua namorada, mas Robin não consegue. O episódio termina com o tempo desacelerando até que Barney se vê sozinho com o tempo paralisado.
(menção 7×12) É ótimo ver um episódio com um ponto de vista diferente. Nesses vemos uma espécie do que seria um experimento para How I Met Your Dad em que Robin conta para seus filhos como conheceu o pai deles, mas no fim revela que esses filhos nunca viriam a existir, pois Robin não pode ter filhos. O episódio encerra-se com um presente de Natal de Ted para Robin, uma sinfonia da iluminação ao som de AC/DC, o qual serve de uma das dicas para o fim da série.
7×16 – “O Último Trem”.
Lily e Marshall revelam que o último trem para sua casa é o trem das bêbadas, o qual as pessoas carentes retornam do happy hour fazendo uma espécie de saideira no trem para casa. Barney decide arrastar Ted, enquanto sofre por sua paixão pela misteriosa Quinn, uma garota que acompanha a crush de Ted para um encontro duplo, o qual faz Barney passar a noite toda para não deixar Ted sozinho e teve de ser honesto com Quinn, a qual desconstruiu todas as suas formas de cantada, fazendo Barney ficar abalado e apaixonado por esta. O que ele não esperava é que ela era a famosa Karma, dançarina do night club mais frequentado por este
Barney e Ted tentam descobrir por que não se dão bem no trem das bêbadas até terem a maravilhosa descoberta através de cálculos inacabáveis e o poder de detetive de Ted – GET DRUNK, FIQUE BÊBADO. Lily e Marshall saem em casais com Robin e seu namorado, onde conversando sobre Ted e Barney fazem um maravilhoso comentário de que Por isso que Ted é claramente Touro e Barney é Escorpião. O episódio encerra com Robin contando a seu noivo que não pode e não quer ter filhos.
7×20 – “A Trilogia”
Mais um dos quais a narração permite uma montagem maravilhosa. Servindo de uma espécie de recapitulação do elenco desde seus tempos de faculdade, nos quais, a cada três anos, se encontram para assistir a trilogia Guerra nas Estrelas e planejam seu futuro e seus planos se tornam cada vez mais realistas ao contrário de Barney, em que finalmente muda seus planos para deixar de ser o solteirão do grupo para se tornar um homem dedicado a sua namorada, e Marshall finalmente aceita sua atual situação como o melhor de seus destinos.
Temporada VIII
(menção 8×11 e 12) A louca jornada através do mítico pedido de casamento de Barney a Patrice, colega de trabalho de Robin, na qual termina com seu verdadeiro pedido de casamento a Robin, encerrando-se assim o seu Livro de Cantadas com a Página Final dedicada a sua noiva.
8×20 – “Viajantes do Tempo”.
Um dos episódios mais importantes para o fim da série. Neste, a qual a loucura permitida pela narração põe Ted e Barney de frente a suas versões do futuro, debatendo uma espécie de Efeito Borboleta em que fazer ou não fazer geram toda a diferença. Enquanto isto, Marshall e Robin brigam por conta de Robin ter ganhado um drink no cardápio em sua homenagem, mas que na verdade era o drink inventado por Marshall. O episódio se encerra com uma sequência dramática em que Ted decide que, se pudesse, teria corrido naquele momento para encontrar a Mother e confessar para ela todo o futuro e poder passar mais este pequeno tempo juntos, o que é uma dica sobre o fim da série.
Temporada IX
9×14 – “Ação de Tapas III”
A insana aposta de Barney e Marshall corre para seu fim. Barney confessa não ter mais medo dos tapas, já que Marshall o amedrontou tanto que o tornou imune, mas para isto, Marshall faz um plano que envolve todos e inclusive Carl, o barman, com uma história mítica em que Marshall se aventurou pela China em busca de se tornar um estapeador profissional para castigar Barney.
(menção 9×23 e 24) Eu sou um dos que não aprovam o final da série, apesar de aceitá-lo. Por algumas razões nas quais eu posso mencionar em outro artigo se quiserem. Porém, é válido mencionar este episódio duplo final que encerra essa aventura que obviamente foi Lendária.
Deixei aí nos comentários o que você achou do artigo. Se você acha que faltou algum episódio ser mencionado nesta lista. Não esqueça de curtir e compartilhar para seus amigos que gostam de How I Met Your Mother e para aqueles que deveriam gostar também.