É comum você ver no mundo inteiro fãs indo às premieres dos filmes que ama fantasiados com seus personagens favoritos. Sempre que estreia um Harry Potter, Senhor dos Aneis ou um Star Trek da vida, a galera gosta de participar de forma mais ativa: tira foto com pessoas que gostam da mesma coisa que você, choram, riem, gritam e aplaudem ferozmente durante as cenas, tornando a experiência da estreia em um grande acontecimento.
Mas, nada se compara a uma estreia de Star Wars. Essa galera é “profissa”. Que o diga os membros do Império Comando Rio de Janeiro (ICRJ), um fã-clube relacionado a saga de George Lucas. Denis Bezerra, que faz cosplay de Qui-Gon Jinn, do Episódio I: A ameaça fantasma, desde 2010, adora participar dos eventos em que o grupo é convidado. “Foi neste mesmo ano que entrei no ICRJ. A primeira vez em que fui de cosplay no cinema foi na estreia do Episódio I em 3D, depois quando lançou o Episódio VII: O despertar da força e agora, no Rogue One: Uma história Star Wars”, disse o fã.
Cerca de 30 cosplayers do ICRJ estavam ontem na estreia no Cinemark do Carioca Shopping e durante todo o final de semana estarão em outros cinemas (hoje, no São Gonçalo Shopping, amanhã, no Guadalupe Shopping, às 16h, e no domingo, no Itaboraí Plaza Shopping, a partir das 14h, pra quem quiser tirar fotos com a galera). “Acho muito legal e divertido, tiro fotos com muita gente que fica surpresa e admirada em nos ver. Pessoas de todas as idades, ambos os sexos. É quase impossível achar alguém q não curta o universo de Star Wars. Ver a alegria no rosto das pessoas quando chegamos é algo maravilhoso”, revelou.
Beatriz de Castro entrou para o ICRJ ano passado e logo de cara já foi a uma estreia fantasiada, fazendo cosplay da Rey na premiere de Episódio VII: O Despertar da Força. “Participar de um fã-clube tem diversos lados bons. O ICRJ tem todo um lado voltado para a caridade e além disso, é maravilhoso participar entrando na história”, contou. Essas ações sociais são visitas a instituições filantrópicas ouaté mesmo participações em eventos como McDia Feliz, alegrando a vida das pessoas.
Ela estava com Denis na estreia de Rogue One como Jyn Erso, protagonista da trama. “Em relação às protagonistas mulheres, é muito legal começar a ver que nós estamos ganhando papeis cada vez mais fortes. As meninas de todo mundo podem começar a ver que nem sempre somos as princesas que precisam de resgate, podemos ser super-heroínas, ninjas, jedi e muito mais. Acho incrível!”, comentou a fã.
Para ela, Rogue One foi espetacular. “Não tem como descrever esse filme! A união entre os filmes foi muito bem feita, fazendo um laço entre os filmes antigos e os novos de uma forma incrível. Tanto os personagens recentes quanto os já conhecidos foram muito bem caracterizados. Enfim, senão o melhor, foi um dos melhores filmes do ano”. Está certa, Beatriz! Acreditamos em você! Que a Força continue com vocês!
Créditos das fotos: ICRJ – Maria da Gloria Damas