Karatê Kid: Lendas (2025) é mais uma sequência dos filmes clássicos de Karatê Kid. Desde os filmes com o Daniel-san até a série Cobra Kai muita coisa aconteceu. São 40 anos de história.
Alguns devem lembrar do filme de 2010 com Jackie Chan e Jaden Smith, também chamado Karate Kid, que trouxe uma nova versão para a história. Em Lendas (irei me referir assim agora) vemos não só uma nova versão da história, mas um outro conceito.
Claro, há muitas semelhanças. Há o garoto novo que conhece uma garota legal. Há o cara babaca que é lutador profissional e faz bullying com o protagonista. Há uma série de treinamentos maneiros de ver. Há um sensei dedicado. Parece a mesma história, não é? Mas juro que não.
O roteiro me surpreendeu pois ele inicialmente segue um caminho que eu não esperava e isso deixa o filme MUITO interessante.
Li Fong (Ben Wang) muda-se de Pequim contra a sua vontade para Nova York e lá ele precisa se adaptar a uma nova cultura. Tentando deixar de lado o seu passado conturbado com o Kung Fu, ele jura que não irá se envolver mais com isso. Bom, isso não dura muito. Logo logo ele vê uma academia de Karatê e vocês já sabem, não é?
(ALERTA DE SPOILERS)
Eu adorei que o Li assumiu um papel de sensei. Ver ele ensinando Kung Fu para um boxeador é extremamente divertido. O passado de Li com o Kung Fu e o que rolou com o seu irmão é profundo, é um desenvolvimento de personagem muito bom. A relação de Daniel e o Mr. Han lembra um pouco os conflitos entre Daniel e Johnny na série Cobra Kai e isso é maravilhoso. Cada um dos senseis tenta defender o seu estilo e o jeito de ensinar.
(FIM DE SPOILERS)
Se você é fã dos filmes antigos vale muito a pena assistir o Lendas. E se você assistiu a série Cobra Kai, também vale! Mas não vá esperando muitas referências pois não tem. Eu sinto que tanto esse filme como o de 2010 funcionam de forma isolada ainda que tenhas conexões fortes entre eles.
Então… Bom, apenas assista e me diga o que achou depois.

Assista o trailer abaixo: