O universo de Dragon Ball, criado por Akira Toriyama, é gigantesco e muita gente não sabe. São pequenos detalhes dados durante cada saga e, mesmo depois da morte do autor, continua em expansão. Aproveitando o lançamento de Dragon Ball Daima, reúno aqui tudo o que sabemos sobre os eventos importantes do universo antes do começo da história de Dragon Ball, com foco no sétimo universo.
A Origem do Universo e as Super Esferas do Dragão
Segundo o Supremo Senhor Kaioh, tudo se originou do Reino dos Demônios, o Makai. Foi então que um majin, ou seja, um habitante do Makai, chamado Rymus, criou o mundo exterior que foi crescendo e crescendo até se tornar o multiverso conhecido, que outrora já teve 18 universos no total, mas hoje se limita a um número de 12, pois estes outros seis foram apagados por Zen’oh, o Rei de Tudo. Assim, vários dos majins se mudaram para o mundo exterior, especialmente os do Segundo Reino dos Demônios, como os glinds, que se tornaram os deuses e anjos dos universos, e os namekujins, que criaram as Esferas do Dragão.
Os namekujins passaram a habitar os universos gêmeos, 6 e 7, e foi lá que Zalama, possivelmente um dos primeiros namekujins a se mudar para o mundo exterior, criou as Super Esferas do Dragão do tamanho de luas, que se espalham pelos universos gêmeos. Ao serem reunidas, invocam Super Shenlong, um dragão mágico do tamanho de uma galáxia capaz de realizar qualquer desejo, independentemente de sua magnitude.
- Zen’oh, Zalama e as Super Esferas do Dragão foram apresentados em Dragon Ball Super.
- Rymus e a origem do multiverso foi contada pelo Supremo Senhor Kaioh em Dragon Ball Daima.
Os Deuses e o Majin Boo
Os Kaioshins (Guardiões do Universo) e Hakaishins (Deuses da Destruição) foram instituídos para manter o equilíbrio cósmico: os primeiros são os guardiões e criadores, enquanto os segundos destroem excessos para preservar a harmonia. Assim como Rymus era o deus supremo responsável pela criação, acima dos kaioshins, Zen’oh era o deus supremo da destruição, responsável pelos hakaishins.
Kaioshins são selecionados entre os Glinds, seres que nascem de uma árvore mágica no Reino dos Demônios. Eles possuem longevidade de até 10 mil anos e herdam o título de Supremo Senhor Kaioh para guiar o universo. Nahare, também conhecido como Shin, é o atual Supremo do Universo 7, sucedendo várias gerações, incluindo o Velho Kaioshin (de 16 gerações atrás) e o Sagrado Senhor Kaioh.
Hakaishins podem ser qualquer mortal escolhido como Deus da Destruição, mas ao assumir o cargo, torna-se imortal. Bills, com instintos destrutivos naturais, foi escolhido como Hakaishin do Universo 7 e é irmão gêmeo de Champa, o Hakaishin do Universo 6. Anjos são tutores dos Hakaishins e possivelmente descendem da mesma árvore mágica que os Glinds. Whis, anjo responsável pelo Universo 7, é irmão de Vados, que serve ao Universo 6 e ambos são filhos de Daishinkan, o anjo que serve a Zeno.
Bills, ao se tornar Deus da Destruição, enfrentou desafios únicos. Em um desses eventos, ele selou o Velho Kaioshin dentro da Espada Z, após uma desavença que envolveu poderes mágicos incontroláveis.
Moro, um ser maligno com poder de absorver energia vital de planetas, foi derrotado e aprisionado pelo Sagrado Senhor Kaioh, mas não antes de causar danos irreparáveis a diversos sistemas. A Patrulha Galáctica foi então fundada para manter a paz no universo, protegendo-o de ameaças como Moro e mantendo vigilância sobre prisioneiros como ele.
Na intenção de se vingar dos Glinds, Bibidi, um mago maléfico do Mundo dos Demônios, criou Majin Boo como uma arma de destruição. Boo matou dois Kaioshins e absorveu outros dois: Kaioshin do Sul que aumentou sua força e o deixou com uma aparência musculosa, em seguida absorveu o Sagrado Senhor Kaioh que conferiu a Boo uma personalidade bondosa e pacífica, transformando-o em sua versão gorda. Após esses eventos, Bibidi selou Boo temendo sua imprevisibilidade.
Shin se tornou o Supremo Senhor Kaioh e o Rei Kaioh do Norte que conhecemos assumiu sua posição, protegendo o norte do Universo 7 na ponta do Caminho da Serpente que fica sobre o Inferno no Outro Mundo. Bills, em sua função destrutiva a fim de manter o equilíbrio, reduziu o planeta do Senhor Kaioh do Norte a um pequeno corpo celeste.
- Kaioshins, Bibidi e Majin Boo foram apresentados em Dragon Ball Z;
- Hakaishins, anjos e o Moro foram apresentados em Dragon Ball Super;
- A origem dos Kaioshins e o Mundo dos Demônios está sendo apresentada em Dragon Ball Daima.
Os Namekujins e as Esferas do Dragão
Neva, da raça dos Namekujins, originários do Mundo dos Demônios, criou Esferas do Dragão inspiradas nas Super Esferas. Num total de três, são protegidas pelos andróides Tamagamis.
O povo namekujin emigrou para Namekuzei, um novo planeta, em busca de paz e equilíbrio. Lá, criaram outras Esferas do Dragão, mas essas feitas com magia branca, ou seja, não permitem desejos que façam mal aos outros. Num total de sete, assim como as Super Esferas, quando reunidas invocam o dragão Porunga. Outros namekujins que viveram no planeta Cereal criaram lá outras Esferas do Dragão, sendo que apenas duas e menores que as outras.
Kami, um dos seus descendentes dos namekujins, partiu para a Terra e declarou-se seu Guardião, criando versões menores das esferas de seu planeta. Para purgar a maldade de seu coração, Kami dividiu-se, originando Piccolo Daimaoh, que espalhou o caos até ser selado por Mutaito, mestre de Kame, usando a técnica Mafuba.
- Mestre Kame, Kamisama e o Piccolo Daimaoh foram apresentados no clássico Dragon Ball;
- Namekuzei, lar dos Namekujins, foi apresentado em Dragon Ball Z;
- As Esferas do Dragão do Planeta Ceral são citadas em Dragon Ball Super;
- A origem dos Namekujins terem migrado do Mundo dos Demônios foi apresentada em Dragon Ball Daima.
Freeza e os Sayajins
Freeza e sua família pertencem a uma raça poderosa com capacidades naturais de sobrevivência e destruição. Eles consolidaram seu domínio ao escravizar diversas raças, incluindo os sayajins, uma raça primitiva de guerreiros que se transformavam em macacos gigantes sob a luz da lua cheia, tornando-se seus piratadas galácticos, invadindo e exterminando planetas para revendê-los ao Império.
Os sayajins originalmente viviam no Planeta Sadala, destruído por guerras internas. Após migrarem para o Planeta Planta, eles conquistaram o território, eliminando os tsufurujins e renomeando-o como Planeta Vegeta. Sob comando do Rei Cold, tornaram-se guerreiros mercenários, mas a crescente lenda de um guerreiro poderoso chamado Super Sayajin que acabaria com sua tirania despertou o temor de Freeza, filho do Rei Cold que assumira como Imperador.
A lenda do Super Sayajin foi crescendo com os anos e, por sua vez, o Rei Vegeta, temendo que o potencial de recém-nascido Broly poderia fazer com que Freeza acabasse decidindo eliminá-los temendo seu poder, exilou-o em um planeta remoto antes desses eventos. Bardock, um sayajin guerreiro de classe baixa e pai de Kakarotto e Raditz, teve visões do futuro e percebeu que Freeza destruiria seu povo por temer essa lenda e resolveu reunir um motim para confrontar Freeza. Bills, o Deus da Destruição, aconselhou Freeza a destruir o Planeta Vegeta para evitar uma possível revolta.
No fatídico dia da destruição do Planeta Vegeta, Bardock tentou resistir, mas sem sucesso. Antes disso, enviou seu filho, Kakarotto à Terra. Freeza comunica aos sayajins sobreviventes, que estavam em outros planetas, que seu lar fora atingido por um meteoro, assim mantendo a lealdade dos poucos que sobraram. Jaco, um patrulheiro galáctico, foi enviado para investigar a possível ameaça de Kakarotto e acabou conhecendo Tights, filha do Sr. Briefs, da família responsável pela Corporação Cápsula, empresa de tecnologia da grande Cidade do Oeste.
Na Terra, Kakarotto foi encontrado por Son Gohan, discípulo de Mestre Kame, e nomeado de Son Goku, que significa filho do céu. Durante um incidente em uma noite de lua cheia, Goku se transformou no macaco gigante Oozaru, matando acidentalmente seu avô adotivo. Goku cresceu sozinho vivendo na montanha, acreditando que o espírito de seu avô havia encarnado na Esfera de 4 Estrelas, até que conhecera Bulma, irmã de Tights, que buscava pelas esferas, marcando o início da jornada do herói.
- A história dos sayajins e de Freeza foi apresentada em Dragon Ball Z, assim como a revelação de Goku era um sayajin e que foi o responsável por matar acidentalmente o seu avô
- A história de Bardock, o Pai de Goku, foi apresentada com detalhes no especial para TV Dragon Ball Z: O Pai de Goku, e foi recontada no mangá especial Dragon Ball Minus no fim de Jaco, O Patrulheiro Galáctico, que também apresenta o herói Jaco e suas aventuras com Tights
- É em Dragon Ball Super que é revelado que Bills quem aconselhou Freeza a destruir o Planeta Vegeta antes que eles se revoltassem contra seu Império
- A história de Bardock, o fim do planeta Vegeta e a origem de Broly foram recontadas no filme Dragon Ball Super: Broly
E aí, gostou? Faltou alguma coisa? Deixe aí nos comentários!