Pantera Negra: Wakanda Para Sempre já chegou – e você pode conferir a crítica da Elle aqui clicando aqui – e com o filme fomos maravilhados ao sermos apresentados a nação de Talocan, mas onde fica este lugar? Realmente existe? Quais foram as inspirações?
Bom, para começar, você precisa entender que a nação de Talocan foi inventada para o filme. Nos quadrinhois da Marvel Comics, o príncipe submarino Namor tem origem atlante. Porém, para diferenciar-se do recente filme do herói e rei atlante Aquaman da DC, que manteve a origem grega da civilização perdida de Atlântida, a Marvel Studios decidiu realizar algumas alterações na origem de Namor. Fugindo um pouco da versão grega do mito de Atlântida, os produtores resolveram se aproximar do mito mesoamericano. Existe em quase todas as culturas um mito de uma cidade perdida que contém tesouros e magia – temos por exemplo na América do Sul o mito do El Dorado e da Cidade Perdida de Z.
A origem de Atlântida
Pesquisas arqueológicas apontam que a possível civilização Atlântida estaria, obviamente, no Oceano Atlântico, tal como sugere o nome. Aliás, o nome de Atlântida se deve ao titã Atlas, que foi obrigado a segurar o céu e durante um de seus doze trabalhos, Hércules o ajudou criando pilares para livrar-lhe de seu fardo. Porém, Atlas já havia se tornado ali um rei para a cidade que se formara em volta, e com sua liberdade, pôde ajudá-los no seu avanço, o que acabou irritando Zeus que mandou um dilúvio que causou o acidente geográfico chamado de Estreito de Gibraltar que abre passagem do Oceano Atlântico para o Mar Mediterrâneo.
Aztlan
Teóricos acreditam também que os domínios de Atlântida se estenderam do Estreito de Gibraltar para além do Oceano Atlântico, tal como crê-se também que há milênios atrás a América Central e a Ocidente da África foram um dia unidos – e por isso a semelhança na arquitetura de ambas as civilizações. Na outra ponta do Oceano, o México, existe o mito da lendária terra de Aztlan, de onde viria o povo asteca. Agora note a semelhança de Aztlan e Atlan. Acredita-se que o povo de Aztlan tinha cavernas submersas que serviriam de templo e acumulavam tesouros.
Yucatan
Eu fiquei muito maravilhado com os cenários mesoamericanos apresentados nesse filme e quis procurar onde foi gravado para poder visitá-los, mas para minha surpresa, descobri que mesmo as praias com pirâmides foram forjadas digitalmente para o filme, mas ainda nas minhas pesqusias eu descobri um dos mais impressionantes estados arqueológicos da América Central fica em Iucatã, no México. Grande parte das pirâmides maias e parques subaquáticos são turismo de Iucatã. Apesar das gravações na Costa Rica, a produção de Wakanda Para Sempre se inspirou bastante nas localidades de Iucatã.
Cratera Chicxulub
Além disso, para criar Talocan, uniram além do mito de Atlântida e de Aztlan, a crença da Cratera Chicxulub, acidente geográfico onde teoricamente foi o lugar que caiu o meteoro que matou os dinossauros e localiza-se também no Golfo do México. A ideia é perfeita para conectar-se com a trama do Vibranium além de Wakanda, pois, apesar de Wakanda ter sido o único lugar na superfície de onde se origina o Vibranium, é possível também que mais meteoritos tenham-no trazido para o oceano ou que mesmo sejam consequência da mudança geográfica cuasada pelo impacto.
Tlālōcān
Além disso, existia na cultura asteca a crença de uma terra sem males pós-vida, tal como há em quase todas as culturas. Um dos treze céus, o reino da primavera sem fim, o paraíso aquáticoTlālōcān foi de onde foi tirado o nome para a criação da Talocan do filme. Além disso, a saudação com as palmas abertas e unidas pelo pulso é presente em várias imagens ancestrais mesoamericanas e daí veio a saudação talocante.
O que achou? Faltou alguma informação? Comente aí em baixo!