Nesta segunda feira (25 de setembro), Halo 3 completa 1 década! O jogo foi um dos mais influentes de sua época, foi essencial para o sucesso do Xbox 360 e fez a alegria dos primeiros caixistas.
Em 2007, o dono da Microsoft, Bill Gates, chegou a dizer que o novo Halo seria um “fenômeno cultural” e que daria início a “uma nova era do entretenimento”. Não por menos, em seu lançamento o jogo teve as vendas mais rápidas da história até então, e acabou por dar início a uma nova era da conta bancária do tio Bill. Estima-se que ao menos 300 milhões de dólares tenham sido faturados só na primeira semana de lançamento, um valor absurdo para o mercado daquele período.
O título também foi um marco importante para o mercado brasileiro, o jogo foi trazido para as terras nacionais dublado e legendado em português quando o Brasil ainda era completamente desprestigiado pelos grandes lançamentos (para se ter uma ideia, a Xbox Live só foi lançada oficialmente no Brasil 3 anos mais tarde).
Quando o game foi anunciado na E3 em 2006, todos já começaram a esperar um grande sucesso, mas havia dúvidas do quão grande seria. Apesar de Halo ser uma franquia já consagrada, estava sendo lançado em uma geração completamente nova e tinha a obrigação de superar o antecessor universalmente aplaudido. O título anterior, Halo 2, foi o jogo mais memorável do falido Xbox Original, ficou famoso pelos gráficos excepcionais, pela jogabilidade quase perfeita e principalmente pelo multiplayer online eletrizante. O jogo criou toda uma subcultura de fãs da série e deu uma sobrevida ao primeiro console da Microsoft. Foi nesse contexto que a desenvolvedora Bungie teve de desenvolver uma sequência que superasse o antecessor e mostrasse todo o poder do Xbox 360. O trabalho não poderia ser melhor executado, Halo 3 foi melhor que o anterior em todos os quesitos, foi extremamente bem avaliado, catapultou as vendas do 360 e é o jogo mais vendido da franquia até hoje.
É por estes e outros motivos que o jogo é um dos mais importantes do Xbox 360 e continua recomendadíssimo até hoje. Vale lembrar que todos os 4 primeiros jogos da franquia estão disponíveis para o Xbox ONE através da retrocompatibilidade e também podem ser adquiridos na compilação Halo: The Master Chief Collection.
Parabéns ao Halo3!
