O anúncio foi feito nesta quarta feira – 13/09, durante a Nintendo Direct, evento online que divulga os lançamentos e atualizações dos produtos da empresa, e consuma a parceria da Big N com a produtora Bethesda, que já havia garantido a presença do remake de Elders Scrolls V: Skyrim no arsenal do Switch. A revelação segue a tendência que a Nintendo já tem mostrado, de expandir o rol de títulos do Switch apostando em nomes já consagrados fora da sua zona de conforto.
Doom é o remake do clássico dos anos 90 lançado no ano passado, incrivelmente bem recebido pela crítica e pelo público, e considerado um dos melhores jogos da geração atual. Wolfenstein 2 por sua vez, será lançado mês que vem, é a continuação de Wolfenstein: The New Order lançado em 2014, também um grande sucesso. Apesar dos dois títulos possuírem qualidade de sobra, Jogos de tiro em primeira pessoa, em geral, não são bem aceitos no Japão e diferem bastante dos platformers coloridos e dos RPGs épicos que o público nintendista consome com gosto.
Mas a única preocupação por hora é saber como o console vai conseguir rodar os títulos. Já foram anunciados alguns cortes na versão do Doom, para tentar adaptar o shooter ao hardware limitado do Switch. A Bethesda já avisou que o jogo não contará com o editor de mapas SnapMap e o multiplayer será oferecido para ser baixado em um patch opcional. Mais cortes devem ser esperados, e não se sabe até que ponto haverão diferenças em relação as versões de PS4 e XboxOne.
Vale a pena ficar de olho, este será o primeiro desafio do console vanguardista portando jogos triple A da geração atual e o Switch tem de mostrar que, além de inovação, possui poder de fogo para se sustentar na competição. Percebe-se que, finalmente, o console está se desvencilhando dos traumas do fracassado Wii U, conquistando as third parties e dando atenção ao mercado ocidental.